Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios

Fisiologia  >  Ganho de Massa Muscular

Estimuladores da liberao de hormnio do crescimento - secretagogues (arginina e ornitina)

Paulo Gentil

19/07/2004

Por que usar estimuladores de GH?

A utilizao de suplementos que aumentem a secreo natural de Hormnio do Crescimento foi iniciada h alguns anos e vem ganhando um nmero crescente de adeptos. No entanto, a nica explicao para se utilizar estas substncias a desinformao.

J est cientificamente comprovado que no h relao de causa e efeito entre os nveis de GH e os ganhos de fora e massa muscular (veja mais no artigo GH mitos e verdades), alm disso, o hormnio do crescimento extremamente pulstil e situaes simples, como ficar em apnia, j aumentam consideravelmente seus nveis. Ou seja, a promessa de estimular a liberao de GH, por si s no tem fundamento e no consiste em algo raro ou fisiologicamente significante. Resumindo, h dois motivos bsicos para no gastar dinheiro com estimuladores de GH:
1 os nveis de GH no so fisiologicamente relacionados aos ganhos de fora e massa muscular
2 h maneiras mais baratas e fceis de se elevar os nveis de GH

Arginina e Ornitina

A teoria do uso de arginina como suplemento provavelmente se originou em um teste clnico comumente utilizado para analisar a resposta de GH, o qual induz um aumento significativo e reprodutvel nos nveis deste hormnio atravs da infuso de arginina. A partir deste procedimento clnico, deu-se um salto gigantesco e se passou a afirmar que o uso oral de arginina promove efeitos anablicos.

Um dos estudos mais citados pelos vendedores de suplementos foi feito em 1982 por BESSET et al, onde se verificou que a administrao de altas doses de aspartato de arginina por 5 dias resultou em um aumento significativo do pico de hormnio do crescimento durante o sono.

Em um estudo anterior, ISIDORI et al (1981) haviam verificado que a ingesto concomitante de 1200 mg de arginina e 1200 mg de lisina promovia um aumento significativo nos nveis de GH em homens jovens, no entanto, para infelicidade dos vendedores de arginina, a ingesto da mesma quantidade de arginina isoladamente no produziu efeitos significativos.

A nica evidncia encontrada a favor dos suplementos a base arginina e ornitina vem de um estudo de 1989, onde ELAM et al analisaram os efeitos da suplementao de arginina + ornitina (1 g/dia de cada) durante 5 semanas em homens participantes de um programa de treinamento de fora e encontraram resultados favorveis em termos de fora e massa muscular durante a suplementao.

Apesar de algumas referncias positivas, o acmulo de referncias posteriores mostrou que a suplementao de arginina e ornitina era ineficiente e poderia at mesmo ter efeitos deletrios na liberao de GH, alm de alguns efeitos colaterais.

FOGELHOLM et al (1993) administraram, por quarto dias, um combinado de L-arginina, L-ornitina, e L-lisina (2 g/dia de cada) e analisaram os nveis de GH e insulina em levantadores de peso. Os resultados mostraram que os picos de GH e insulina eram similares com a ingesto dos suplementos ou placebo, concluindo que os aminocidos no afetavam a variao fisiolgica dos hormnios, questionando seu valor ergognico. No mesmo ano, LAMBERT et al (1993) compararam a concentrao srica de GH em fisiculturistas durante quatro situaes: 1) placebo; 2) 2,4 g arginina/lisina; 3) 1,85 g ornitina/tirosina e 4) 20 g de BovrilR. Os resultados mostram que as concentraes de GH no so alteradas por nenhum dos suplementos.

Em 1994, WALBERG-RANKIN et al analisaram os efeitos de 10 dias de suplementao de arginina (0,1 g/ kg corporal) em pessoas submetidas a uma dieta hipocalrica e um programa de treinamento de fora. De acordo com os resultados, o aminocido no promoveu melhoras na composio corporal, balano nitrogenado, resposta de GH ou fora.

Quanto ornitina, os resultados no foram muito diferentes. Em um estudo de BUCCI et al (1990) foram testadas doses de 40, 100 e 170 mg/kg de ornitina em fisiculturistas e verificou-se que somente a dose mais alta (cerca de 14 gramas para uma pessoa de 82 quilos) produziu um aumento significativo na concentrao de GH, ainda assim, a elevao foi menor que a encontrada durante o sono, levando os autores a questionarem a significncia de um aumento to pequeno e curto. Outro grave problema que a ingesto de doses to elevadas causou clicas estomacais e diarrias em todos os indivduos testados.

GATER et al (1992) avaliaram e compararam os efeitos da suplementao de arginina/lisina (132 mg/kg de massa magra), Exceed (1 lata e meia) e placebo, na composio corporal, fora e nveis de IGF-1 de jovens praticantes treinamento de fora. Ao final de um perodo de 10 semanas, os autores no encontraram diferenas nos ganhos de fora, massa muscular e nveis basais de IGF-1 entre o grupo que recebeu arginina/lisina e o grupo que recebeu placebo.

Esses insucessos fizeram com que FREIDEL & MOORE (1992) fossem bem diretos ao afirmar que:
questionvel se aminocidos em doses tolerveis podem promover uma resposta de hormnio do crescimento, e se o aumento no hormnio do crescimento ser significativo em termos de estmulo de IGF-1 ou trar qualquer benefcio na composio corporal ou efeito ergognico em pessoas normais. A concluso razovel tirada dos dados disponveis os que atletas no devem gastar dinheiro algum nesses suplementos.

interessante ver que a ineficincia desses suplementos j foi comprovada h mais de 10 anos, mas ainda h propagandas insistindo no contrrio. Mais recentemente, diversos estudos seguiram comprovando a ineficincia dos secretagogues de GH.

SUMINSKI et al (1997) compararam 4 situaes: 1) placebo + treinamento de fora; 2) arginina e lisina (1.500 mg de cada) + treinamento de fora; 3) placebo e; 4) arginina e lisina (1.500 mg de cada). Os resultados no mostraram diferenas nos nveis de GH aps o treinamento de fora realizado com ou sem a ingesto dos aminocidos (situaes 1 e 2), mas houve aumento nos nveis basais do hormnio aps a ingesto de arginina e lisina em repouso (situaes 3 e 4).

Posteriormente, MARCELL et al (1999) mostraram resultados menos animadores ao usar a arginina isoladamente. Neste estudo, os autores investigaram o efeito da suplementao oral de arginina (5 gramas) em jovens e idosos, em repouso e durante treino de fora. De acordo com os resultados, a suplementao de arginina no resultou em aumentos da concentrao de GH em repouso e poderia, inclusive, prejudicar sua liberao durante o exerccio resistido.

Novamente, em 1999, houve uma posio oficial sobre o tema. Desta vez, WILLIAMS (1999) publicou um artigo intitulado Fatos e falcias de supostos suplementos ergognicos de aminocidos onde relata que os dados indicam que a suplementao de arginina, ornitina ou lisina, separadamente ou combinadas, no aumentam o efeito do exerccio sobre o GH, fora ou potncia.

No ano seguinte, WIDEMAN et al (2000) verificaram que a infuso de arginina no produziu melhoras na performance de um teste de 30 minutos. Apesar deste estudo mostrar que a infuso de arginina gera uma ligeira elevao de GH durante o exerccio, no h nenhum estudo comprovando que isto ocorra com o uso oral dos aminocidos.

comum se consumir arginina, lisina e ornitina antes dos treinos de fora por acreditar que isso acentuaria a liberao de GH e, supostamente, aumentar os ganhos de fora e massa muscular. No entanto, a quantidade de aminocidos a ser ingerido para que se tenha tal efeito produzem dores de estmago e diarria. De acordo com CHROMIAK & ANTONIO (2002) no h nenhum estudo cientifico adequadamente conduzido que mostre que a suplementao oral de aminocidos antes de treino de fora seja capaz de induzir a liberao de GH, assim como no h provas que tais suplementos promovam melhores resultados em termos de fora e massa muscular. A dupla de autores concluram sua reviso de forma clara, afirmando que o uso de aminocidos especficos para estimular a liberao de GH por atletas no recomendado.

Consideraes finais

interessante ver como as empresas manipulam as informaes e distorcem a cincia pra promover suplementos ineficientes e levar consumidores desavisados a gastar seu dinheiro inutilmente.

No caso dos secretagogues de GH h diversos erros. Os erros j comeam na proposta, pois muito fcil elevar transitoriamente os nveis de GH em dezenas de vezes de forma natural (apesar dos suplementos no o conseguirem), alm disso, as evidncias atuais so bem claras ao afirmar que, mesmo o uso de GH exgeno, ineficiente em promover ganhos de fora e massa muscular (veja mais em GH mitos e verdades). No entanto, ainda h quem venda (e quem compre) suplementos que prometem elevar as quantidades de hormnio do crescimento.

Para completar a seqncia de erros, os suplementos nem ao menos mostram cumprir a promessa de elevar os nveis de hormnio do crescimento sem causar efeitos colaterais. Ou seja, falham ao no promover um aumento no GH e, mesmo que o conseguissem, isto no se reverteria em benefcios de fora e massa muscular. Isto que dizer que: mesmo que estes suplementos funcionassem, eles no funcionariam.

Referncias bibliogrficas

BESSET A, BONARDET A, RONDOUIN G, DESCOMPS B, PASSOUANTE P. Increase in sleep related GH an Prl: secretion after chronic arginine aspartate administration in man. Endocrinol. Vol.99 pp:18-23, 1982.
BUCCI L, HICKISON JF, PIVARNIK JM, WOLLINSKY I, MACMAHON JC, TURNER SD. Ornithine ingestion and growth hormone release in bodybuilders. Nutr. Res. Vol.10 pp:239-245, 1990
CHROMIAK JA, ANTONIO J. Use of amino acids as growth hormone-releasing agents by athletes. Nutrition. Vol.18 n.7-8 pp:657-61, 2002.
ELAM RP, HARDIN DH, SUTTON RA, HAGEN L. Effects of arginine and ornithine on strength, lean body mass and urinary hydroxyproline in adult males. J Sports Med Phys Fitness. Vol.29 n.1 pp:52-6, 1989.
FOGELHOLM GM, NVERI HK, KIILAVUORI KTK, HRKNEN MHA. Low-dose amino acid supplementation : No effects on serum human growth hormone and insulin in male weight lifters. Int J Sport Nutr. Vol.3 n.3 pp:290-297, 1993
FREIDEL RJ & MOORE RJ. Ergogenic aids: clenbuterol, Ma Huang, caffeine, L-carnitine and growth hormone releasers. NSCA Journal Vol.14 n.4 pp:35-44, 1992
GATER DR, GATER DA, URIBE JM, BUNT JC. Impact of nutritional supplements and resistance training on body composition, strength and IGF-1. J Appl Sports Sci Res. Vol.6 n.2 pp:66-76, 1992.
ISIDORI A, LO MONACO A, CAPPA M. A study of growth hormone release in man after oral administration of amino acids. Cuur. Med. Res. Opin. Vol.7 pp:475-481, 1981
LAMBERT IL, HEFER JA, MILLAR RP, MACFARLANE PW. Failure of commercial oral amino acid supplements to increase serum growth hormone concentrations in male body-builders. Int J Sport Nutr. Vol.3 n.3 pp:298-305, 1993
MARCELL TJ, TAAFFE DR, HAWKINS SA, TARPENNING KM, PYKA G, KOHLMEIER L, WISWELL RA, MARCUS R. Oral arginine does not stimulate basal or augment exercise-induced GH secretion in either young or old adults. J Gerontol A Biol Sci Med Sci. Vol.54 n.8 pp:M395-9, 1999.
SUMINSKI RR, ROBERTSON RJ, GOSS FL, ARSLANIAN S, KANG J, DASILVA S, UTTER AC, METZ KF. Acute effect of amino acid ingestion and resistance exercise on plasma growth hormone concentration in young men. Int J Sport Nutr. Vol.7 n.1 pp:48-60, 1997.
WALBERG-RANIKIN J, HAWKINS CE, FILD DS, SEBOLT DR. The effect of oral arginine during energy restriction in male weight trainers. J Strength and Cond Res. Vol.8 n.3 pp:170-177, 1994.
WIDEMAN, LAURIE, JUDY Y. WELTMAN, JAMES T. PATRIE, CYRIL Y. BOWERS, NIKI SHAH, SHANNON STORY, JOHANNES D. VELDHUIS, AND ARTHUR WELTMAN. Synergy of L-arginine and GHRP-2 stimulation of growth hormone in men and women: modulation by exercise. Am J Physiol Regulatory Integrative Comp Physiol Vol.279 pp:R1467R1477, 2000.
WILLIAMS MH. Facts and fallacies of purported ergogenic amino acid supplements. Clin Sports Med. Vol.18 n.3 pp:633-49, 1999.