Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios

 

EPOC

Elke Oliveira

02/08/2010

1 sem ttulo

Aps o trmino da atividade fsica, o consumo de oxignio permanece elevado por vrios minutos ou at mesmo horas dependendo da intensidade, volume e tipo do exerccio (Binzen et al., 2001; Burleson et al., 1998; Thornton et al., 2002, Elliot et al., 1992). Este fenmeno conhecido como consumo excessivo de oxignio ps-exerccio (EPOC, do ingls excess post-exercise oxygen consumption), e pode ser atribudo s alteraes ocorridas em diversos mecanismos fisiolgicos, como temperatura corporal, taxa ventilatria, nveis hormonais, atividade cardaca, reabastecimento dos estoques de ATP-CP, reposio de oxignio na circulao e no msculo, oxidao de lactato, ressntese de glicognio, bomba de sdio-potssio (Bahr et al., 1992; Haltom et al., 1999), maior concentrao de catecolaminas, presena de cortisol, aumento no metabolismo dos cidos graxos, leso muscular induzida pelo exerccio (Gaesser e Brooks, 1984; Dolezal et al., 2000), entre outros.

Treino de fora x Aerbio

Na tentativa de avaliar o EPOC em diferentes tipos de atividades, diversos estudos tm confrontado o treinamento de fora com o exerccio aerbio (Drummond et al., 2005; Braun et al., 2005; Burleson et al., 1998; Crommett e Kinzey, 2004).

Nos exerccios aerbios, a magnitude e a durao do EPOC parecem depender diretamente da intensidade e da durao da sesso de treinamento. Por exemplo, intensidades com 50-80% do VO2mx por 5-20 minutos no tm gerado EPOC por mais de 35 minutos. No entanto, quando o treino realizado com intensidades prximas ao limiar ventilatrio por 20-40 minutos, o EPOC tem uma durao maior, mas dificilmente excede 40 minutos (Borsheim e Bahr, 2003).

Agora, ao analisar o treinamento de fora, a resposta do EPOC se apresenta bastante variada. Provavelmente em decorrncia de uma maior combinao de intensidade, volume, velocidade de execuo, intervalo entre as sries, forma de execuo e ordem dos exerccios, entre outras variveis (Meirelles e Gomes, 2004; Matsuura et al., 2006; Neto e Farinatti, 2009). Neste sentido, pesquisadores relatam que esse tipo de atividade pode proporcionar um EPOC com durao de 30 minutos a 38 horas, ou mesmo dias, dependendo do protocolo utilizado (Burleson et al., 1998; Schuenke et al., 2002; Neto e Farinatti, 2009).

Braun et al. (2005) compararam a corrida em esteira rolante (85% da frequncia cardaca mxima) com trs sries de circuito (15 repeties a 65% de 1RM) e encontraram EPOC significativamente maior durante os 30 primeiros minutos de recuperao no grupo que realizou o treinamento de fora. No entanto, em um estudo anterior, Crommett e Kinzei (2004) no encontram diferenas significativas no EPOC, entre trs sries de 8-12 repeties com 70% de 10RM e 12 minutos de ciclo ergmetro a 60/65% do VO2mx. Apesar das divergncias nas pesquisas citadas acima, a maioria dos estudos sugere que o treinamento de fora produz maior durao e magnitude do EPOC que os exerccios aerbios (Burleson et al., 1998; Gillette et al., 1994, Drummond et al., 2005 ).

No estudo de Burleson et al. (1998), por exemplo, jovens treinados foram submetidos a duas diferentes sesses de exerccios. 1) Treinamento de fora em forma de circuito: duas sries de oito exerccios com 60% de 1RM durante 27 minutos. 2) Exerccio aerbio: caminhada com VO2 mdio equivalente a 44% do VO2mx e durao de 27 minutos. O objetivo da pesquisa foi verificar possveis diferenas entre os EPOCs em 90 minutos de anlise. Na concluso do estudo, os resultados demonstraram maior magnitude do EPOC na sesso de treinamento de fora. Os autores sugeriram que o fato desse tipo de atividade envolver grupamentos musculares diversos, em ambos os segmentos corporais, houve uma maior necessidade de VO2 para restaurar o estresse gerado ao organismo.

Drummond et al. (2005) tambm encontraram uma maior magnitude do EPOC no grupo que realizou o treinamento de fora. No entanto, os protocolos utilizados foram diferentes. Oito exerccios com 70% de 1RM e um minuto e 45 segundos de intervalo entre as sries contra 25 minutos de corrida a 70% do VO2mx.

Com relao s diferentes combinaes do treinamento de fora, Thornton e Potteiger (2002) compararam alta intensidade (duas sries de circuito com oito repeties a 85% de 8RM) com baixa intensidade (duas sries de circuito, com 15 repeties a 45% de 8RM), ambos com 60 segundos de intervalo entre as sries. Os resultados revelaram que o exerccio realizado com maior intensidade gerou um maior EPOC em todos os tempos estudados (20, 60 e 120 minutos), mesmo com igual gasto calrico.

Alm da intensidade, a durao do intervalo de descanso entre as sries do treinamento de fora tambm pode proporcionar diferentes respostas no EPOC. Ronald et al. (1999) compararam intervalos de 20 segundos e de 60 segundos entre duas sries de 20 repeties de oito exerccios com 41,4% de 1RM em forma de circuito. No final do estudo, os maiores valores do EPOC foram encontrados no grupo que utilizou o menor intervalo de recuperao.

Treinamento concorrente

O treinamento concorrente consiste em realizar treinamento de fora e exerccio aerbio em uma mesma sesso. Esse tipo de proposta tem gerado alguns questionamentos, principalmente em relao ordem de sua execuo. Qual dos dois exerccios deveria ser realizado primeiro? Qual seria a melhor ordem de acordo com determinado objetivo? Com relao ao EPOC, realizar o treinamento de fora depois do exerccio aerbio tem sido considerado mais eficiente (Lira et al. 2007; Drummond et al. 2005).

Gasto calrico aps o treinamento de fora

Lira et al. (2007), ao avaliar o treinamento concorrente, encontraram um gasto calrico mdio acima do valor de repouso de 15 kcal, 30 minutos aps o exerccio. A sesso de treino consistiu em realizar trs sries de 12 repeties em 4 exerccios com 70% de 1RM, depois de 30 minutos de aerbio, realizado em esteira rolante numa intensidade de 90% da velocidade correspondente ao limiar anaerbio. J a ordem inversa, treinamento de fora antes do aerbio, o gasto calrico foi de 13 kcal.

Em outro estudo, Thornton e Potteiger (2002) utilizaram duas sries de nove exerccios com 8RM e um minuto de intervalo. Os resultados demonstraram um EPOC com 20 minutos de durao, o equivalente a 11 kcal de gasto calrico acima do valor de repouso.

Em um estudo mais recente, Ormsbee et al. (2007), aps um treinamento em forma de circuito com trs sries de 10 RM em 10 exerccios, encontraram uma magnitude do EPOC de 10 kcal em 45 minutos de durao.

Crommett e Kinzey (2004), ao testarem o treinamento de fora, encontraram uma magnitude do EPOC um pouco maior que os dois estudos citados acima. Aproximadamente 67 kcal em 60 minutos, depois de trs sries com carga para 10RM e intervalos de recuperao de um minuto, em cinco exerccios.

J Burleson et al. (1998) avaliaram o EPOC em dois tipos de protocolos: 1) Duas sries de oito exerccios a 60% de 1RM em forma de circuito com VO mdio equivalente a 44% do VO2mx em 27 minutos de treino. 2) Corrida com mesma intensidade e durao do treinamento de fora. Aps 30 minutos de anlise, os pesquisadores verificaram um gasto calrico de 95 kcal no treinamento de fora contra 64 kcal do exerccio aerbio. Vale destacar que dos estudos citados neste texto, esse foi o que relatou a maior magnitude do EPOC.

Concluses

A magnitude e a durao do EPOC mostraram-se maiores no treinamento de fora no que no exerccio aerbio.

Quanto maior a intensidade e a durao do treinamento, maior sero a magnitude e a durao do EPOC.

Ao avaliar a ordem do treinamento concorrente, a magnitude do EPOC mostrou-se maior quando o treinamento de fora foi realizado aps o exerccio aerbio.

Mesmo com protocolos parecidos, vrios estudos apresentaram EPOC diferentes. O que torna difcil definir qual protocolo seria mais eficiente.

Ao analisar as calorias gastas durante EPOC, podemos concluir que os valores so pouco expressivos no tocante ao balano energtico negativo.

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