Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios

 

Musculao: a importncia do acompanhamento adequado

Paulo Gentil

01/05/2011

Tornou-se indiscutvel que a prtica de atividades fsicas importante para manuteno da sade. Nesse contexto, a musculao vem ganhando um espao crescente, por proporcionar resultados estticos, melhorar o desempenho desportivo e ajudar na preveno, recuperao e reabilitao das mais diversas condies patolgicas.

Cientes desses benefcios, muitas pessoas procuram locais especializados para prtica de musculao. No momento de escolher onde treinar, diversos fatores so levados em considerao, como a proximidade de casa/trabalho, estrutura fsica, preo, tipo de pblico que a freqenta... No entanto, o fator principal muitas vezes negligenciado: a qualidade do acompanhamento profissional.

No Brasil, obrigatrio que as academias tenham um professor de Educao Fsica, devidamente registrado no CREF (Conselho Regional de Educao Fsica) para supervisionar os seus alunos. Essa prtica no novidade na rea da sade. Para exercer suas profisses, mdicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo,devem possuir formao na rea especfica e registro no conselho respectivo. No caso da Educao fsica, isso uma forma de proteger o praticante, garantindo a sua segurana e os seus resultados. No entanto, uma tendncia de mercado vem preocupando os profissionais mais atentos e comprometidos: a criao de academias na qual a superviso negligenciada. Como a folha de pagamento uma das principais fontes de despesa das academias, muitas empresas esto abrindo mo de bons profissionais para atender seus alunos, ou at mesmo abrindo mo de ter um profissional em sala, com objetivo de reduzir custos. Essas academias normalmente possuem poucos profissionais em sala, os quais servem mais para dar satisfaes legais do que propriamente para atender os praticantes.

Apesar desses locais normalmente no serem procurados por pessoas com problemas de sade (pois elas normalmente tm conscincia dos riscos de um acompanhamento inadequado), muitas pessoas com objetivos estticos e pensando em pagar mensalidades mais baixas as tm procurado. Mas ser que a falta de acompanhamento no prejudicaria os resultados?

O primeiro estudo sobre o tema foi publicado por Mazzetii et al. (2000). Os autores compararam as mudanas na fora mxima e na potncia muscular aps 12 semanas de musculao em homens moderadamente treinados, os quais realizavam os treinos sob superviso individual ou sem superviso direta. Os participantes tinham entre 1 e 2 anos de experincia em musculao, mas nunca haviam treinado sob superviso direta. Os dois grupos realizaram treinamentos idnticos, com as mesmas margens de repeties, sries, exerccios, etc. A diferena foi que o grupo supervisionado treinou com o acompanhamento direto de um especialista em todas as sesses, enquanto o grupo no-supervisionado teve acompanhamento apenas em uma sesso de familiarizao, na qual o treino foi demonstrado e explicado, em seguida os treinos ocorreram sem superviso, havendo apenas auxilio de um colega de treino nos exerccios como supino e agachamento, por questes de segurana. Ao final do estudo, os ganhos de fora e potncia muscular, bem como os ganhos de massa magra e a perda de gordura foram maiores para o grupo supervisionado.

Posteriormente, Coutts et al. (2004) examinaram o efeito da superviso durante 12 semanas de musculao nos resultados obtidos por jovens jogadores de rgbi. Novamente, os grupos realizaram exatamente o mesmo treino, com diferena apenas na superviso. No treino no supervisionado, havia profissionais na sala para dar informaes, quando solicitados, mas o acompanhamento direto dos 21 atletas foi realizado por um gerente da equipe, sem formao na rea, cujo papel era apenas controlar a freqncia e outros aspectos administrativos. O outro grupo treinou sob superviso direta de especialistas, com a relao de 1 professor para cada 7 alunos. De acordo com os resultados, os ganhos de fora foram maiores para o grupo que treinou sob superviso.

Com esses dados, fica claro que, mesmo em pessoas treinadas, a superviso tem um papel essencial nos resultados. Aqui deve-se lembrar que a simples vivncia em uma atividade no transforma uma pessoa em um especialista. interessante ver alguns praticantes de musculao acreditarem que so auto-suficientes devido prtica e que no precisam de orientao profissional em seus treinos, quando mesmo atletas profissionais, com vasta experincia em suas atividades, recorrem ao acompanhamento de um treinador formado. Vamos pensar bem, se o acompanhamento no fizesse diferena, ser que os atletas olmpicos, ou equipes profissionais de futebol, basquete, vlei, etc. gastariam dinheiro contratando tcnicos e preparadores fsicos?

O professor de Educao Fsica passa anos estudando as diversas cincias envolvidas na prtica de atividades fsicas, como fisiologia, bioqumica, biomecnica, cinesiologia, anatomia, sem esquecer de outras no menos importantes como as relacionadas aprendizagem motora, psicologia, etc. E esse conhecimento acadmico essencial para se tirar o mximo de proveito de um treino. Por exemplo, um bom profissional saber controlar a velocidade, intervalos, aproveitar melhor os ngulos de movimento, ajustar cargas, etc. variveis pouco compreendidas e muito importantes para os resultados (Gentil, 2011). Nos estudos anteriores, por exemplo, os participantes tinham vrios meses, ou at anos, de experincia na prtica de musculao, e os resultados s vieram com um acompanhamento adequado, mesmo que os treinos fossem exatamente os mesmos para os grupos que treinaram com e sem superviso.

Nesse ponto, muita gente pode levantar a hiptese de que a superviso seja mais importante para atletas e pessoas treinadas, pois eles precisariam de estmulos mais eficientes para se adaptarem, em comparao com um aluno comum de academia. A resposta a isso vem de um estudo conduzido pelo nosso grupo, no qual foram comparados os efeitos da superviso nos ganhos de fora de 124 homens jovens, no-treinados, aps 11 semanas de musculao (Gentil & Bottaro, 2010). Os participantes foram divididos em turmas de 20 a 25 alunos, metade com superviso alta e metade com superviso baixa. Nas turmas com superviso alta, havia 4 a 6 professores por turma, o que mantinha uma superviso mdia de 5 alunos por professor, j nas turmas com superviso baixa, apenas um professor cuidava dos 20 a 25 alunos. Os grupos realizaram exatamente os mesmos treinos, com os mesmos exerccios, mesmas margens de repeties e mesmos intervalos entre as sries. Os professores no tinham conhecimento do objetivo do estudo, e sua instruo, independente de estar com superviso alta ou baixa, foi para manter os alunos motivados e orient-los com relao execuo correta e ajuste de intensidade. Ao final do estudo, o grupo que treinou sob superviso alta obteve um aumento de 15,9% na fora do supino, o que foi maior que os 10,22% obtidos pelo grupo que treinou sob superviso baixa. As maiores diferenas, entretanto, ocorreram para o torque dos membros inferiores, no qual o grupo sob superviso alta ganhou 11,8%, enquanto o aumento de 1,4% do grupo que treinou sob superviso baixa no foi significativo.

A explicao dos resultados encontrados dos estudos anteriores est na maior aderncia ao treino, maior progresso da carga e utilizao de intensidades mais adequadas. No entanto, importante notar que nesses estudos os treinos foram os mesmos para os dois grupos, algo que no ser verdade para uma pessoa treinando sem superviso. Sem superviso, o praticante monta o prprio treino ou o copia de uma outra pessoa, o que aumentar ainda mais os riscos sade e diminuir a possibilidade de se obter bons resultados. Imagine quo diferentes seriam os resultados se fossem comparados treinos elaborados por profissionais de Educao Fsica e treinos montados por pessoas no formadas?

Desse modo, fica claro que, independente do nvel de treinamento, a superviso por um profissional especializado, bem como uma relao adequada professor:aluno so essenciais para garantir a segurana e os resultados. Na hora de escolher uma academia, no basta observar se ela est na moda, barata ou bonita. Lembre-se que uma academia movida essencialmente pela qualidade dos profissionais que nela trabalham. O acompanhamento adequado pode representar a diferena entre ter ou no ter resultados. Portanto, quando for procurar um local para treinar, mais do que qualquer outra coisa, observe principalmente se voc ter acompanhamento direto de bons profissionais.

Referncias bibliogrficas

Coutts AJ, Murphy AJ & Dascombe BJ. (2004). Effect of direct supervision of a strength coach on measures of muscular strength and power in young rugby league players. J Strength Cond Res 18, 316-323.
Gentil P. (2011). Bases Cientficas do Treinamento de Hipertrofia. Editora Sprint, Rio de Janeiro.
Gentil P & Bottaro M. (2010). Influence of supervision ratio on muscle adaptations to resistance training in nontrained subjects. J Strength Cond Res 24, 639-643.
Mazzetti SA, Kraemer WJ, Volek JS, Duncan ND, Ratamess NA, Gomez AL, Newton RU, Hakkinen K & Fleck SJ. (2000). The influence of direct supervision of resistance training on strength performance. Med Sci Sports Exerc 32, 1175-1184.