Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios

 

HMB - Beta-hidroxi-beta-metilbutirato

Paulo Gentil

22/10/2002

Os efeitos anticatablicos da Leucina e seu metablito KIC tem sido propostos h mais de 40 anos. Atribui-se a eles diminuio da perda de nitrognio e inibio do processo de degradao da massa muscular, porm isto nunca verificado com clareza, a menos em alguns casos patolgicos de protelise elevada. Alguns pesquisadores basearam-se em estudos feitos em animais para criar a hiptese que o -hidroxi--metilbutirato (HMB) seja o responsvel pelos efeitos anti-catablicos por vezes encontrados com a Leucina e seus derivados. O HMB um metablito da Leucina naturalmente produzido pelo organismo, em quantidades mdias de 200 a 400 mg por dia, podendo tambm ser obtido a partir da alimentao. No corpo humano cerca de 5% de toda Leucina convertida em HMB.

At hoje no se sabe ao certo como o HMB poderia funcionar, no entanto existem duas hipteses bsicas: 1) inibio direta do processo proteoltico; 2) o HMB pode ser similar e covalentemente ligado a estruturas da membrana destrudas sob estresse, o que diminuiria os danos celulares.

Existem muitos estudos acerca dos efeitos dos metablitos da Leucina, porm uma boa parte deles foi feito em animais, usando-os com sucesso para aumentar o peso e melhorar sua resistncia a doenas (KREIDER et, 1994; VAN KOEVERING et al, 1994; NISSEN et al, 1994).

Pesquisas em humanos destreinados.

Em 1996 NISSEN et al, usaram 3 diferentes doses de HMB (0, 1,5 e 3 gramas/dia) combinadas com duas quantidades dirias de protena (117 e 175 gramas) em pessoas treinando musculao pela primeira vez. De acordo com os resultados, houve diminuio dos marcadores de degradao protica com a suplementao de HMB, porm as alteraes na massa magra e no percentual de gordura no foram significativas. interessante notar uma "puxada de sardinha" na maioria dos estudos, principalmente os que tm a participao de NISSEN (ou seja, a maioria deles), no citado anteriormente, por exemplo, no houve alterao significativa na massa magra, porm ocorreu uma tendncia de aumento, e os autores convenientemente apenas falaram que ocorreu a tendncia, dando a impresso de resultados positivos. Tambm importante frisar que a maioria dos marcadores de danos celulares no teve reduo, porm os pesquisadores se prenderam somente aos marcadores que mostraram resultados positivos. Ainda assim, sem diferena significativa na composio corporal e na maioria dos marcadores de danos celulares, o estudo apresenta duas hipteses de como o HMB promove sua "mgica" e conclui que a suplementao de HMB em pessoas submetidas a treinamento de fora intenso resulta em ganho de massa magra e diminui o catabolismo. Uma observao minha: isto tambm ocorreu em pessoas que no tomaram HMB e realizaram o treino de fora.

Em setembro de 200 foi publicado outro estudo que usou 3 gramas dirias de HMB ou placebo em mulheres submetidas a 4 semanas de treino de fora. Com a suplementao, obteve-se uma tendncia a reduo nos nveis plasmticos de creatina fosfoquinase (um indicador de danos celulares), com maiores ganhos de fora e de massa magra. O grupo experimental ganhou em mdia 1,4 kg de massa magra e perdeu 1,1% de gordura, enquanto o placebo ganhou 0,9 kg de massa magra e perdeu 0,5% de gordura, sem, no entanto, haver diferena significativa entre os grupos (p = 0,08) (PANTON et al, 2000). Novamente aparecem tendncias, sem nada poder ser afirmado.

Em 2000, GALLAGHER et al publicaram um estudo que mostra claramente a necessidade de termos cuidado com a interpretao de pesquisas. Houve trs intervenes: sem suplementao de HMB; 38 mg de HMB por quilo de peso corporal e 76 mg/kg por dia. Trinta e sete homens destreinados terminaram o estudo de 8 semanas, que inclua a prtica de musculao 3 vezes por semana. Os resultados foram curiosos:
- No houve diferenas de fora nos testes de 1 repetio mxima.
- Nos testes isocinticos houve superioridade em algumas velocidades para a suplementao de 38 mg/kg e em outras para 76 mg/kg, enquanto no restante no houve diferenas entre os trs grupos.
- Dois dias aps o treino, os marcadores qumicos de danos celulares eram menores nos grupos que suplementavam HMB.
- No houve diferena nas alteraes no percentual de gordura entre os grupos.
- O grupo que utilizou 38 mg/kg ganhou em mdia 1,9 kg de massa magra, enquanto os outros grupos no tiveram alteraes.

A parte que intriga que os nveis de HMB eram maiores quanto maiores fossem as doses ingeridas, sendo assim por que somente o grupo que ingeriu 38 mg/kg teve aumento da massa magra? Se o HMB realmente funciona, por que as doses maiores no produziram nenhum resultado? Se o HMB realmente funciona, por que os testes de fora no foram consistentes?

Casos especiais e segurana

Pesquisadores do Centro Mdico do Condado de Nassau, usaram a combinao de 3 g de HMB, 14 g de Glutamina e 14 g de Arginina para conter a perda de massa magra em pacientes com AIDS. Sessenta e oito pacientes foram recrutados nesse estudo de 8 semanas, medindo-se o peso corporal, a massa magra e a massa gorda. Ao final do estudo, os pacientes que receberam os suplementos ganharam +/- 3 kg de peso total, enquanto os outros ganharam 370 gramas, este ganho de peso do grupo experimental foi principalmente devido massa magra (2,55 kg), ao contrrio do grupo placebo que perdeu 0,9 kg de massa magra. Outro ponto importante foi um aumento de fatores imunolgicos no grupo experimental. (CLARK et al, 2000).

Esta mesma dosagem de 3 gramas foi usada por VUKOVICH et al (1997) em idosos, verificando aumento de 1,5% na massa magra e diminuio de 4,1% na massa gorda ao final de 8 semanas.

Quanto segurana, NISSEN et al realizaram uma reviso em 2000 e concluram que at 3 gramas dirias so seguras, mostrando inclusive efeitos positivos no nveis de colesterol. GALLGHER et al (2000) tambm concluram que a suplementao de HMB era segura aps acompanharem por 8 semanas a utilizao de mais de 6 gramas dirias e analisarem fatores enzimticos relacionados funo hematolgicas, heptica e renal. KREIDER et al (2000) e NISSEN et al (1996) usaram doses de 3 gramas dirias e tambm no encontraram efeitos colaterais com a suplementao de HMB.

Vida real

Vejamos agora os estudos em pessoas treinadas.

Em 1999, KREIDER et al, analisaram os efeitos da suplementao de HMB em homens treinados em musculao. No estudo foi testada a suplementao de 0, 3 ou 6 gramas de HMB juntamente com uma bebida carboidrato e protena em 40 atletas. Os resultados no mostraram diferena nas alteraes na composio nem na fora entre os grupos. Apesar das concentraes sricas e urinrias de HMB subirem, os resultados no indicaram nenhuma diferena estatstica nos marcadores de anabolismo/catabolismo, massa magra, massa gorda, percentual de gordura e fora, Concluindo que a suplementao de HMB no produz efeitos positivos em pessoas treinadas.

No ano seguinte, o mesmo KREIDER participou de outra pesquisa em pessoas treinadas. A amostra era composta por jogadores de futebol americano que estavam habituados a treinar fora. Durante o estudo foram administradas 3 gramas dirias de HMB. Novamente os resultados no mostraram mudanas significativas nos marcadores de anabolismo/catabolismo, composio corporal (peso total, percentual de gordura, massa magra...), fora, e performance de sprint. Com estes resultados, os autores concluem que o HMB no produz alteraes positivas na composio corporal, nem oferece vantagens ergognicas para atletas bem treinados (KREIDER et al, 2000).

Em uma reviso de literatura, SLATER & JENKINS (2000) afirmam que o HMB pode ter efeitos em pessoas jovens destreinadas, porm no h material suficiente para generalizar os resultados para pessoas treinadas. Os autores alertam ainda para a necessidade de cautela diante da interpretao dos resultados das pesquisas devido falta de rigor da maioria delas, e (observao minha) manipulao das pesquisas.

Concluindo

As doses de HMB usadas nos estudos so muito altas para a possibilidade (e no certeza) de se obter algum resultado. E veja que estou falando em possibilidades, pois os efeitos, quando encontrados, so reduzidos e foram verificados apenas em pessoas destreinadas ou em condies patolgicas, sem comentar a estranha omisso de informaes importantes e as concluses incompatveis com os resultados da pesquisa.

O uso de HMB para obter resultados estticos por praticantes de musculao uma prtica de custo financeiro muito elevado e sem eficincia comprovada. J ouvi muitos comentrios sobre o envolvimento do dono da patente do HMB em algumas (para no dizer todas) pesquisas que mostraram resultados positivos desta suplementao. Mesmo que isto no seja verdade, a inconsistncia dos estudos e suas falhas metodolgicas no permitem que se promova o uso do HMB.

Referncias bibliogrficas

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