Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios

 

Body for Li(f)e

Paulo Gentil

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Em primeiro lugar, creio que qualquer tentativa de induzir as pessoas a praticarem atividades fsicas vlida, mesmo que o objetivo maior seja autopromoo e aumento da prpria conta bancria, como no caso Bill Phillips.
Tecnicamente, h pouco o que comentar sobre o livro, visto que uma obra sem pr-requisitos suficientes para uma abordagem cientfica. Em nenhum momento h preocupao de fornecer informao, a preocupao somente quanto a venda de produtos e idias. Por isso fico extremamente perplexo ao ver que alguns profissionais da rea esto recorrendo ao livro para orientar sua metodologia de trabalho. Sinceramente, o profissional que encontrar novidades tcnicas nesse livro deveria prestar novo vestibular e se dedicar um pouco mais aos estudos.

Alguns pontos que merecem mais ateno

- Recomendao da prtica de atividades fsicas em jejum.
Alm de perigosa, esta prtica extremamente questionvel, dizer que h maior queima de gordura em relao aos outros substratos energticos durante uma atividade no significa que ela produza maiores alteraes na composio corporal (veja Malhar em jejum).

- Nas palavras do autor: "...no acho que adolescente jovens - entre 13 e 15 anos - devam treinar com pesos. Nessa idade, recomendo exerccio comum.- como boneco saltador, flexes, exerccios em barras ou argolas, deitar levantar, corrida - os tipo de atividade que eu fazia nessa idade".

Por mais que muitas pessoas ainda acreditem, isto no passa de mito. A sobrecarga que uma criana usa em atividades dirias como carregar material escolar, levantar um colega, subir em rvores... podem ser muito mais intensas do que exerccios de musculao adequados. Alm do mais no creio que eu recomendaria determinadas atividades a meus filhos s pelo fato de Bill Phillips t-las feito. Acho que devemos respeitar a individualidade e permitir s crianas a optarem pelas atividades.

- "os adolescentes de 16 a 17 anos podem fazer os exerccios apresentados neste livro, mas seu objetivo deve ser realizar de 15 a 25 repeties. Na puberdade, o corpo est to voltado para o crescimento sseo que os exerccios de musculao de pouca intensidade do resultado. Os ossos, porm, ainda esto crescendo e os exerccios de musculao que exigem demais do corpo podem interferir no crescimento sseo. Portanto adolescentes no devem comear a se exercitar intensamente com pesos enquanto no estiverem 'maduros' fisicamente. Isso costuma acontecer por volta dos 18 anos".

Errado! Repeties altas no so necessariamente recomendadas. Errado de novo! Os exerccios geralmente NO do resultados to bons em adolescentes devido a fatores hormonais. Errado mais uma vez! O prejuzo no crescimento mais mito do que fato.

- "Poucos tem clareza sobre os princpios bsicos da alimentao. No apenas algo que, em geral, aprendemos na escola ou no trabalho (a no ser que voc trabalhe para mim), com um professor particular ou mesmo com um personal trainer" pgina 76.

Mais uma vez Bill Phillips demonstra egocentrismo ao se autopromover, e o pior, em detrimento de outros profissionais.

- "Muitos 'especialistas' so mais confusos do que as pessoas que supostamente estariam ajudando. s vezes, no sabem o suficiente e, acreditem se quiser, s vezes sabem demais".

Ser que mediocridade tcnica de Bill Phillips seria o melhor?

O livro um exemplo de venda conjugada, no qual voc compra a obra e ganha de lambuja uma "incrvel" melhora na sua vida! Para convencer o leitor, Bill Phillips segue diversas estratgias, uma delas levar voc a acreditar que seja infeliz, mesmo que sinta-se bem com o prprio corpo, voc orientado a incorporar o padro imposto pelo autor como o nico verdadeiramente aceito.

A partir do momento que voc assume e assimila a prpria infelicidade, o autor se mostra muito amigo e lhe oferece a soluo, que parece tambm s acontecer da maneira que ele recomenda. H inclusive uma aluso de Deus fazendo uma pequena propaganda (pgina XIV). Para convencer o leitor de suas imposies, Bill Phillips abusa de frases contundentes como "toda sua existncia passaria de um plano de realizao e liberdade maior do que jamais experimentara", "estava apenas sobrevivendo ao invs de florescer", "estava infeliz". Espalhadas pela obra, h associaes entre o sucesso induzido pelo programa Body for Life e sexo, dinheiro e sociabilizao, segundo o prprio autor "ningum quer ficar pobre e solitrio", a soluo para isto? Body for Life. 

Outra estratgia eficiente foi colher depoimentos de pessoas comuns, que poderiam ser seus vizinhos ou at mesmo parentes, ao recorrer a esta prtica Bill Phillips aproxima-se muito do leitor. Mas dentre todos os recursos, o mais astucioso foi obter propaganda barata e eficiente atravs do concurso. Fotos antes e depois so um recurso muito antigo de vendedores sagazes e dificilmente no produzem bons resultados, se abrir uma revista americana de fitness com certeza vai encontrar estes tipos de fotos na maioria dos comerciais, e a maioria deles possuem um discurso inflamado dos "transformados" assim como no Body for Life.

Este um exemplo ntido de como o capitalismo deturpa a viso da felicidade, a todo momento somos atingidos por investidas como esta. A viso de que a felicidade pode ser obtida atravs de um simples fator uma fragmentao inescrupulosa da complexidade humana. O livro inteiro poderia ser assim resumido: voc infeliz e o programa Body for Life a nica coisa que pode lhe trazer felicidade.

Antes de finalizar, gostaria de fazer as seguintes indagaes

1. Quantas pessoas voc acha que seguiram este programa? E quantas fotos de sucesso voc viu?
2. H algum controle para comprovar se a pessoa realmente seguiu as indicaes do "guru"?
3. Qual a probabilidade na manipulao dos resultados (gravidez, gmeos, truques fotogrficos, patologias, alterao do lapso de tempo, cirurgias...)?
4. H exames cientificamente eficientes no controle dos recursos ergognicos (lembrem-se que nem mesmo o COI consegue controlar esta varivel)?
5. Enfim quantos recursos as pessoas so capazes de usar para ganhar os vultuosos prmios?