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Granho de Massa Muscular

Tópicos sobre o treinamento com oclusão vascular – Considerações gerais - Veja alguns tópicos sobre o método que revolucionou a forma como vemos a musculação

Crianças, adolescentes e exercícios: Você está fazendo isso certo? - Atualmente diversas doenças crônicas, tais como diabetes e osteoporose, que eram comuns apenas em adultos e idosos, estão a cada dia mais frequentes em crianças. É fato que o sobrepeso e obesidade são os grandes responsáveis pelo aparecimento de tais doenças, tanto por suas características inflamatórias, como também por sua relação com a falta de exercícios físicos adequados e má alimentação. Como fazermos para evitar isso?

Exercícios de isolamento: qual a utilidade? - Buscando os melhores exercícios para desenvolver bícpes e tríceps? Veja essa avaliação sobre a real necessidade dos exercícios de isolamento.

Pré-treino - É comum que praticantes de atividade física se deparem com dias ou até mesmo longas fases em que a disposição para treinar é reduzida. Para se romper tais barreiras, muitas pessoas têm utilizado suplementos que prometem melhorar a disposição e o rendimento, os famosos "pré-treino".

Exercícios para glúteos - Análise das exercícios comumente usados para desenvolver essa musculatura.

Forma de Execução dos Exercícios com Peso Livre - Uma das principais variáveis do treinamento de força é a forma de execução dos exercícios, considerada um dos fatores que pode determinar o resultado final de um ciclo de treinamento, tanto com objetivos estéticos quanto terapêuticos. Talvez, por isso, seja motivo de tantas controvérsias. No entanto, a maioria das discussões não possui embasamento teórico-prático, muito menos científico.

Como desenvolver as panturrilhas - O desenvolvimento deste grupo muscular talvez seja o maior desafio dos praticantes de musculação, tanto que muitos desistem da tarefa e usam a carga genética para explicar o seu insucesso e justificar sua atitude.

Musculação e overtraining (sobretreinamento) - Diversos estudos científicos têm demonstrado inúmeras evidências de que treinos mais curtos e intensos são mais efetivos e seguros. Nesse sentido, o número de adeptos dessa filosofia tem aumentado consideravelmente. Porém, o uso inadequado dessas estratégias pode ser tão lesivo e improdutivo quanto os treinos longos.

Atividade física e tabagismo - A organização mundial da saúde aponta o tabagismo como a principal causa de morte evitável do mundo e o tabagismo passivo como a terceira causa de morte evitável ficando atrás somente do alcoolismo .

Alongamento e flexibilidade: como treinar? - Texto que oferece orientações sobre a forma mais eficiente de se realizar alongamento com o objetivo de obter aumento de flexibilidade

Plataformas vibratórias - Em tempos mais recentes, as plataformas vibratórias tornaram-se populares com a proposta de promover ganhos de força e massa muscular, e chegaram a virar uma febre em alguns lugares do Mundo.

Hipertrofia Muscular: informações básicas - Segundo o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Hollanda, hipertrofia é o “aumento volumétrico de um órgão ou parte do organismo, devido ao aumento volumétrico de seus componentes constitutivos”.

Musculação: número ideal de séries - Número de séries: a variável que talvez mais provoque desconforto entre os pesquisadores e praticantes de musculação no momento de defini-las dentro de um padrão numérico à que sirva o mais eficiente trato para o desenvolvimento da força e massa muscular.

Intervalo entre as séries de musculação - No treinamento de força, diversos fatores são influenciados pela duração do intervalo de descanso como: recuperação das fontes de energia, concentrações sangüíneas de lactato, quantidade de trabalho realizado (carga x repetições) e capacidade neural

Periodização e Hipertrofia - A periodização no treinamento de hipertrofia tem sido muito usada mas...

Pré-exaustão - Acredita-se que o exercício de isolamento executado antes enfatizaria o motor primário durante o exercício composto, pois a musculatura já se contraria pré-fadigada. Porém, existem autores que defendem uma explicação oposta.

Hipertrofia sarcoplamática x miofibrilar '2' - Será que diferentes tipos de treinamento resultaria em tipos diferentes de hipertrofia? Haveria um racional, ou uma lógica que sustentasse este argumento?

Treinamento de Força, HIV/Aids: breves considerações - Há várias pesquisas demonstrando a necessidade da atividade física como parte do tratamento de indivíduos com HIV/Aids. Neste sentido, os exercícios de força podem ser de importante relevância na prevenção da perda de massa magra e força.

Eletroestimulação - o processo de contração muscular) é iniciado por um impulso nervoso motor originário do cérebro ou da medula espinhal. O impulso neural chega nas terminações nervosas, denominadas terminais axônicos, os quais estão localizados muito próximos do sarcolema. Quando o impulso chega, essas terminações nervosas secretam uma substância chamada acetilcolina, que se liga a receptores localizados sobre o sacolema.

Hipertrofia sarcoplasmática x miofibrilar - A divisão de hipertrofia em dois tipos é um dogma tão antigo e repetido que já é aceito como verdade absoluta, porém esta visão simplista não encontra fundamentos e em grande parte de suas bases colide fortemente com as descobertas e conceitos científicos atuais.

Abdomen - uma preocupação não só estética - Abdomen - uma preocupação não só estética - se a obsessão pelo famoso abdominal tanque prosseguir teremos benefícios de saúde e qualidade de vida da população geral, devido inicialmente a uma preocupação estética.

Musculação: Como treinar o idoso - Existe uma preocupação excessiva (por vezes até prejudicial) com a segurança do idoso, porém estudos comprovam que treinamentos de alta intensidade além de eficientes são extremamente seguros para homens e mulheres muito velhos e frágeis.

Aeróbios e musculação - Há muita dúvida acerca do tema, basicamente faz-se duas perguntas: “O aeróbio atrapalha a musculação?” ou “Qual a melhor ordem das atividades: aeróbio antes ou depois?”

Atividade física e varizes (doenças vasculares periféricas) - as doenças vasculares periféricas (DVP) envolvem um grupo de doenças crônico degenerativas e síndromes que afetam os sistemas arteriais, venosos e linfáticos, como resultado de anormalidades funcionais e/ou estruturais

No pain, no gain? - Quem nunca ouviu esta famosa frase na sala de musculação, oriunda da era clássica do fisiculturismo e repetida exaustivamente no filme pump iron: “no pain, no gain” (sem dor, sem ganho).

Potência Muscular - entre as valências físicas a serem trabalhadas, no treinamento desportivo, a potência muscular é para alguns esportes a mais importante, e talvez a que gere maior controvérsia e/ou dúvida em sua definição, desenvolvimento e formas de treinamento

Preparação física para atletas de luta - A preparação física feita em paralelo ao treino técnico/ tático, vem sendo usada de forma complementar em várias modalidades esportivas, visando o alto rendimento e a profilaxia contra eventuais danos músculo-esqueléticos

Aumento de massa muscular em mulheres - sobre ganho de massa muscular em mulheres

A ideia é essa - A idéia é essa... - A idéia de se movimentar através de atividades físicas pode imprimir ao corpo mudanças nos índices de aptidão física e no estado de saúde, pois existe uma correlação íntima entre esses fatores..

Amplitude: a qualidade esquecida - Com o passar do tempo é natural ficarmos afoitos para levantar maiores sobrecargas na sala de musculação, torna-se difícil desvincular o aspecto visível da quantidade de peso de um invisível aspecto qualitativo, que é o estímulo fisiológico

Dismorfia muscular - Dismorfia muscular - Você provavelmente deve ter ouvido falar de pessoas excessivamente preocupadas com a imagem corporal...o professor BrunoFischer esclarece o assunto

O treino ideal - Um dos maiores problemas na ciência do treinamento está em estabelecer a quantidade ideal de treino, sempre ouvimos perguntas como: "quantos exercícios devo fazer?" ou "quanto tempo devopassar na academia?".

Livros (Body for life, Ente em forma em 90 dias, A fórmula...) - Livros (Body for life, Ente em forma em 90 dias, A fórmula...) - sobre livros contendo prescrição de atividades físicas

Variações em exercícios de musculação - Panturrilha - Este artigo tem como objetivo esclarecer algumas variações usadas hoje em dia e que alguns ‘’experts’’ ainda afirmam possuir efeitos. Veja o comentário técnico de alguns conceitos ainda aplicados ao treinamento da panturrilha

O número ideal de repetições - O número ideal de repetições que você deve realizar em cada exercícios para obter os melhores resultados

Melhore seu rendimento na musculação - algumas dicas de Carlos Magno

Panturrilhas: erros e acertos - Marcelo Rocha fala sobre erros acertos no treino de panturrilha

Musculação e overtraining (sobretreinamento) - Diversos estudos científicos têm demonstrado inúmeras evidências de que treinos mais curtos e intensos são mais efetivos e seguros. Nesse sentido, o número de adeptos dessa filosofia tem aumentado consideravelmente. Porém, o uso inadequado dessas estratégias pode ser tão lesivo e improdutivo quanto os treinos longos.

Alongamento e hipertrofia - Paulo Gentil, explicar a influência do alongamento no ganho de massa muscular.