Exercícios aeróbios

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***Os textos sobre exercícios aeróbios direcionam-se à prescrição indiscriminada e injustificada deste tipo de atividade, em nenhum momento pretendemos criticar os esportes que utilizam-se prioritariamente da via metabólica aeróbia, como corridas de fundo, triatlon, etc… estas atividades são extremamente nobres e valiosas e em nada tem a ver com o paradigma que estou combatendo (Paulo Gentil)***

Normalmente sugere-se atividades aeróbias para diminuir a ansiedade e melhorar o bem estar, mas, como eu escrevi em um artigo anterior (veja Aerobios e qualidade de vida), o bem-estar pós-exercício tem mais relação com a situação que com a característica aeróbia da atividade. Além disso, há o inevitável poder da sugestão: de tanto ouvirmos falar que determinada atividade nos trará bem-estar, acabamos por acreditar e,conseqüentemente, os resultados realmente ocorrem. 

Um grupo de pesquisadores do hospital canadense Laval, em Quebec, realizou uma pesquisa para verificar o efeito placebo nas condições psicológicas de indivíduos submetidos a um programa de exercícios. A amostra foi dividida em dois grupos: metade era levada a acreditar que o programa foi especialmente desenvolvido para melhorar sua condição psicológica de bem-estar, e o outro grupo não recebeu nenhuma intervenção neste sentido. Ao final do estudo, ambos os grupo obtiveram melhoras semelhantes nos parâmetros fisiológicos (capacidade aeróbia), porém somente o grupo sugestionado melhorou sua auto-estima e bem-estar.

Cuidado ao interpretamos esse estudo! Os resultados não significam que você deva abandonar os exercícios. Ou que os efeitos são pura ilusão.Essa pesquisa serve, mais do que tudo, para afirmar o poder que cada pessoa tem de mudar sua situação psicológica e sentir-se melhor, para isto só basta uma coisa: ACREDITAR. 

Referencia Bibliográfica

DESHARNAIS R, JOBIN J, COTE C, LEVESQUE L AND GODIN G. Aerobic exercise and the placebo effect: a controlled study. Psychosomatic Medicine, Vol 55, Issue 2 149-154.

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