HIIT: conceitos e aplicações

O exercício físico tem sido considerado uma ferramenta não farmacológica para a prevenção e o tratamento de doenças não transmissíveis, como por exemplo, a obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipos 2 (MAILLARD et al., 2016; MEYER et al., 2012). No entanto, apesar da comum aceitação dos inúmeros benefícios da prática regular de exercícios físicos, a participação ainda permanece baixa (WHO, 2010).

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Eletroestimulação, suas mentiras, incoerências e suas falsas promessas

O princípio da elestroestimulação é simular a passagem do impulso nervoso, levando o músculo a contrair sem a necessidade de um comendo do seu sistema nervoso central. Isso poderia ser benéfico quando não há possibilidade de gerar movimentos ou contrações voluntárias, como em lesões neurais ou imobilizações. Os vendedores também fazem promessas que não tem lógica. Por exemplo, emagrecer, acabar com a celulite e produzir colágeno. A gordura não “morre eletrocutada”, ela é eliminada por um processo complexo de quebra e oxidação. Da mesma forma, o colágeno não seria produzido meramente por um choque externo e sim por um complexo sistema de reações.

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Treinamento aeróbio “VERSUS” (OU IGUAL?) Treinamento de força? Questionando a dicotomia

A atividade e o exercício físico oferecem proteção contra mortalidade por todas as causas (NOCON et al., 2008) aparentemente seguindo um modelo de dose-resposta (LEE; SKERRETT, 2001; LOPRINZI, 2015). Nesse sentido, melhoras nos níveis de condicionamento cardiorrespiratório (KODAMA et al., 2009; LEE et al., 2011) e força muscular (DANKEL; LOENNEKE; LOPRINZI, 2016) parecem oferecer proteção contra todas as causas de morte.

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